29/03/2017
BASF seleciona a HPE para a construção de supercomputador a ser usado em suas pesquisas químicas globais
Novo supercomputador com sistema Apollo da HPE irá ajudar a BASF reduzir de meses para dias, o tempo de simulação computadorizada e modelagem
Admin

A BASF SE e a Hewlett Packard Enterprise (NYSE: HPE) anunciaram que, este ano, as empresas irão entrar em um acordo de colaboração para desenvolver um dos maiores supercomputadores do mundo para pesquisa química industrial, na sede da BASF, em Ludwigshafen (Alemanha). Com base na última geração de sistemas Apollo 6000 da HPE, o novo supercomputador irá conduzir a digitalização da pesquisa mundial da BASF.

"O novo supercomputador promoverá a aplicação e o desenvolvimento de abordagens complexas de modelagem e simulação, abrindo novos caminhos para nossa pesquisa na BASF", disse Martin Brudermueller, vice-presidente do Conselho de Administração e Diretor de Tecnologia da BASF. "O supercomputador foi projetado e desenvolvido em conjunto por especialistas da HPE e da BASF para atender precisamente às nossas necessidades".

Com o novo sistema será possível responder questões complexas e reduzir o tempo necessário para obtenção de resultados, de vários meses para dias, em todas as áreas de pesquisa. Como parte da estratégia de digitalização da BASF, a empresa planeja expandir significativamente suas capacidades afim de executar experimentos virtuais com o supercomputador. A BASF irá a reduzir o tempo de comercialização e os custos. Um exemplo seria a simulação de processos nas superfícies dos catalisadores, de maneira mais precisa, ou a aceleração do design de novos polímeros com propriedades pré-definidas.

"Na atual economia baseada em dados, a computação de alta performance desempenha um papel fundamental na condução de avanços na exploração espacial, na biologia e nas pesquisas de inteligência artificial", afirmou Meg Whitman, Presidente e CEO da Hewlett Packard Enterprise. "Esperamos que este supercomputador ajude a BASF a realizar cálculos extraordinários com uma velocidade impressionante, gerando uma ampla gama de inovações para resolver novos problemas e auxiliar no avanço do mundo".

Com o auxílio dos processadores Intel® Xeon® e com a arquitetura de baixa latência e grande largura de banda (bandwidth) Omni-Path da Intel®, além do software de gerenciamento da HPE, o supercomputador atua como um único sistema. Com um desempenho eficaz de mais de 1 Petaflop (1 Petaflop equivale a um quatrilhão de operações de pontos flutuantes por segundo), é possível que uma infinidade de nós consiga executar simultaneamente tarefas altamente complexas, reduzindo drasticamente o tempo de processamento.

"Os clientes estão sempre à procura de sistemas que ofereçam a melhor performance com o melhor custo total", disse Barry Davis, Gerente Geral do Accelerated Workload Group, da Intel. "A arquitetura Omni-Path da Intel® foi projetada especificamente para oferecer uma performance extraordinária e ao mesmo tempo conseguir dimensionar com eficácia, em termos de custos, os clusters computacionais de alta performance para computação básica em clusters maiores com 10.000 nós ou mais -  oferecendo uma vantagem significativa nas duas situações".

Desenvolvido e construído com a tecnologia HPE, o novo supercomputador será composto por várias centenas de nós. O supercomputador também irá potencializar os sistemas Apollo, da HPE, oferecendo aos clientes maior eficácia na administração, de uma forma mais simplificada, e flexibilidade para combinar suas soluções com o volume de trabalho.

Sobre a BASF

Na BASF, nós transformamos a química para um futuro sustentável. Nós combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e responsabilidade social. O Grupo BASF conta com aproximadamente 112 mil colaboradores que trabalham para contribuir com o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e países do mundo. Nosso portfólio é organizado em 5 segmentos: Químicos, Produtos de Performance, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções para Agricultura e Petróleo e Gás. A BASF gerou vendas de mais de € 58 bilhões em 2016. As ações da BASF são comercializadas no mercado de ações de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurich (AN). Para mais informações, acesse: www.basf.com.br.

Sobre a Hewlett Packard Enterprise

A Hewlett Packard Enterprise é uma empresa de tecnologia líder no setor que permite que seus clientes possam ir além, mais rápido. Com o portfólio mais completo da indústria, expandindo a nuvem para o centro de dados e para as aplicações do local de trabalho, nossa tecnologia e serviços ajudam os clientes em todo o mundo a tornar a TI mais eficiente, mais produtiva e mais segura. A Intel® e Xeon® são marcas registradas da Intel Corporation nos Estados Unidos e em outros países.

Declarações Prospectivas

As informações contidas neste informativo de imprensa contêm declarações prospectivas que envolvem riscos, incertezas e suposições. Caso os riscos ou incertezas se concretizem ou no caso das suposições serem incorretas, os resultados da Hewlett Packard Enterprise poderão diferir substancialmente daqueles expressos ou presumidos nessas declarações e previsões futuras. Todas as declarações que não sejam baseadas em fatos históricos são declarações que podem ser consideradas prospectivas. Os riscos, incertezas e suposições incluem a necessidade de enfrentar os vários desafios impostos pelos negócios da Hewlett Packard Enterprise. As pressões concorrenciais enfrentadas pelos negócios da Hewlett Packard Enterprise; riscos associados à execução da estratégia da Hewlett Packard Enterprise; o desenvolvimento e a transição de novos produtos e serviços e a melhoria dos produtos e serviços existentes para atender às necessidades dos clientes e responder às tendências tecnológicas emergentes; a assinatura e cumprimento de contratos estabelecidos entre a Hewlett Packard Enterprise e seus fornecedores, clientes e parceiros; a integração e outros riscos associados à combinação de negócios e operações de investimento; e outros riscos que estão descritos nos registros da Hewlett Packard Enterprise junto à Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A Hewlett Packard Enterprise se isenta de quaisquer responsabilidades e não pretende atualizar essas declarações prospectivas.

Fonte: Basf

Copyright © Sellcomm Editora - Todos os direitos reservados
Receba nossa Newsletter
enviar