21/02/2017
Marrocos: desafios e oportunidades do mercado de lubrificantes automotivos para veículos de passeio
A demanda total de lubrificantes automotivos de veículos de passeio no Marrocos é de cerca de 30 Ktons/ano
Admin

Por Factor-Kline, Sérgio Rebêlo, Managing Director

                                                                                                                       

A demanda total de lubrificantes automotivos de veículos de passeio no Marrocos é de cerca de 30 Ktons/ano. A maior parte da demanda vem de óleos para motor, incluindo PCMO, PCDO e 2T/4T, que representam mais de 70% do volume total dos lubrificantes automotivos de veículos de passeio. Em seguida, vem o óleo para engrenagens, com cerca de 13%, e graxa e ATF com a parte restante.

Em todos os novos modelos de carros, recomenda-se o uso de óleos com graus de viscosidade 15W‐40 ou mais baixos. Assim como em alguns mercados de países norte-africanos, a mudança no uso de óleos para motor de 20W‐50 para 15W‐40 em carros novos está ocorrendo gradualmente. Isso se dá especialmente nas cidades, onde mais de 50% do parque de veículos está concentrado e os consumidores estão expostos a programas de marketing. Modelos de carros menores tendem a exigir um grau de viscosidade 15W‐40, enquanto veículos maiores exigem graus 10W‐40 e mais baixos. Graus de viscosidade mais baixos, como óleos sintéticos de 10W‐40 e 5W‐40, estão crescendo muito rápido à medida que as OEMs européias introduzem novos modelos que estão em conformidade com os padrões da UE.

O uso de sintéticos é baixo em comparação com outros mercados, especialmente os desenvolvidos. No Marrocos, o uso de lubrificantes sintéticos representa 11% do mercado de lubrificantes automotivos de veículos de passeio e os semissintéticos respondem por 12%. Empresas internacionais como a Vivo Energy e a Total, são as maiores incentivadoras do uso de lubrificantes sintéticos. O papel desses fornecedores e suas campanhas promocionais têm sido crucial para o desenvolvimento do mercado de lubrificantes sintéticos.

Embora esse segmento do negócio – sintéticos, tenha boas perspectivas de crescimento e uma competição limitada, a entrada nesse mercado não é tarefa das mais simples, dado a relação de confiança dos consumidores com as marcas reconhecidas. Os três principais fornecedores (Total, Vivo Energy e Afriquia) respondem por mais de 75% de participação no mercado marroquino.

O mercado de lubrificantes automotivos de veículos de passageiros no Marrocos tem um crescimento esperado de consumo em um CAGR de 2,3% até 2020, quando deverá atingir a marca de 32 Ktons/ano. Essa tendência reflete a melhoria da economia nacional e os esforços para modernizar o parque de automóveis, o que inclui regulamentações aplicadas sobre a importação de veículos usados.

 

Para maiores informações, entre em contato com a Factor-Kline.

Copyright © Sellcomm Editora - Todos os direitos reservados
Receba nossa Newsletter
enviar