21/06/2016
Sindicom divulga Anuário Estatístico 2016
Publicação traz como principal destaque o crescimento de 10,2% do número de lojas de conveniência das associadas à entidade
Lubgrax

O Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicom) disponibiliza a partir de hoje, em sua página na internet, a edição de 2016 do Anuário “Combustíveis, Lubrificantes e Lojas de Conveniência”, com os principais dados referentes a esses setores. 

A publicação traz como destaque o desempenho do segmento de conveniência, que fechou em alta o ano de 2015, na contramão do cenário econômico brasileiro. Enquanto todo o varejo registrou queda de 4,3%, o número de lojas das associadas ao Sindicom cresceu 10,2% em relação ao ano anterior, o que representa um aumento de 13,1% no faturamento. Já o share de lojas das bandeiras associadas à entidade (ALE, BR, Ipiranga e Raízen) passou de 41%, em 2011, para 60%, em 2015, com um total de 4.409 lojas – 408 a mais que em 2014.

Por outro lado, a distribuição de combustíveis pelas associadas refletiu a retração do Produto Interno Bruto (PIB), recuando 3,5% em relação a 2014. Foram comercializados 101,1 bilhões de litros de combustíveis, com destaque para o etanol hidratado, cujas vendas tiveram expansão recorde de 39,2% e alcançaram 11,1 bilhões de litros em 2015 – o maior volume anual desde o lançamento do Programa Nacional do Álcool (Proálcool), em 1975.

Essa é a única publicação no país que apresenta os números da conveniência e análises detalhadas das principais categorias de produtos comercializados. Dentre as categorias de produtos mais relevantes para o canal, Food Service representou, em 2015, 17,4% do faturamento das lojas das associadas ao Sindicom.

O anuário traz, ainda, uma pesquisa elaborada pela Nielsen sobre o perfil de consumo nas lojas de conveniência. O estudo focaliza o comportamento do consumidor sob o ponto de vista da operação das lojas e de sua produtividade, ressaltando a importância do uso de indicadores para otimizar os resultados das lojas.

A versão digital do Anuário do Sindicom 2016 pode ser consultada no link: www.sindicom.com.br/anuario

Copyright © Sellcomm Editora - Todos os direitos reservados
Receba nossa Newsletter
enviar