05/07/2013
Lubrificante no DNA
No mercado desde 1954, a Miracema-Nuodex oferece soluções inovadoras para o setor de lubrificantes
Lubgrax

Em 2014 a Miracema-Nuodex – tradicional fabricante brasileira de insumos e especialidades químicas - completará 60 anos de atividades e também de dedicação ao setor de lubrificantes no Brasil e no mundo.

Com uma linha total de produtos que beira 400 itens, a companhia atende os mais diversos segmentos industriais, como os de petróleo, mineração, tintas e vernizes, pneus, entre outros.

Para oferecer tecnologia de ponta ao mercado em todas as áreas em que atua, a Miracema investe cerca de 3 milhões de reais por ano  em pesquisa e desenvolvimento. Além disso, a empresa faz questão de estar sempre bem próxima do dia a dia dos clientes, para entender suas necessidades e oferecer soluções específicas e muitas vezes exclusivas. A companhia também participa ativamente de congressos e eventos no Brasil e no exterior, assim está sempre atualizada sobre as tendências e exigências mundiais.

A Miracema oferece diversas opções de aditivos e insumos para formulações de lubrificantes industriais em aplicações, como extrema pressão, antidesgaste, lubricidade, anticorrosivos, adesividade, melhoradores de índice de viscosidade, abaixadores de ponto de fluidez, pacotes emulgadores, antiespumantes, ésteres, biocidas e ácidos graxos.

“Nosso objetivo é suprir o mercado brasileiro com o que há de melhor no mundo, mas produzido aqui mesmo na Miracema com qualidade e preço competitivo”, afirma André Rohr, diretor geral da companhia.

A Miracema-Nuodex foi a primeira indústria química brasileira a receber a certificação ISO 9002, em 4 de Dezembro de 1992, e hoje está certificada pela ISO 9001:2008. Para manter seu alto padrão de qualidade, conta com completos laboratórios de controle de qualidade, microbiologia, pesquisa e desenvolvimento, petróleo, mineração e de tintas.

Outro diferencial da empresa no atendimento ao setor de lubrificantes é analisar na prática, em seus laboratórios, como o insumo vai reagir nos produtos dos clientes. “Com isso, muitas vezes nos adiantamos às necessidades do setor”, destaca Rohr.  Em seu moderno parque fabril, a companhia também terceiriza a produção de lubrificantes industriais para algumas grandes marcas do setor.

Situada em Campinas (SP) a Miracema-Nuodex foi pioneira na fabricação de aditivos para óleos lubrificantes industriais, e se tornou fornecedora exclusiva para as companhias petrolíferas internacionais na ocasião.

Com uma produção anual de 30 mil toneladas de insumos e especialidades químicas voltadas para todas as linhas de produção, a Miracema está atualmente instalada em terreno de 100 mil m2, com 25 mil m2 de área construída.

As soluções químicas desenvolvidas pela empresa para os mais diversos setores são utilizadas para aditivar, melhorar a performance, otimizar os processos, prover estabilidade, conservar, e para inúmeras outras características, sempre concebidas para tornar mais eficazes os produtos e processos das empresas clientes.  O foco da Miracema é a total confiabilidade, proporcionada pela expertise no atendimento das necessidades mais simples às mais complexas e pela filosofia de trabalhar em estreita parceria com os clientes.
No País, os principais mercados estão localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além disso, cerca de 20% da produção da empresa é exportada para a América do Sul, Estados Unidos, Europa e Ásia.

Química verde

A sustentabilidade também faz parte do cotidiano da empresa, através de uma série de medidas adotadas em seu processo fabril. Dentre os resultados  alcançados em sustentabilidade, podemos destacar:  a redução de consumo de combustíveis e a utilização de biomassa em substituição de parte do óleo combustível necessário para a geração de energia,; redução de consumo de água e geração de efluentes; captação, tratamento e utilização de água de chuva nos processos produtivos; coleta, armazenamento e destinação dos  resíduos gerados pela empresa. Vários trabalhos foram realizados, resultando numa redução significativa da geração de resíduos. Vale ressaltar também, a participação da empresa em ações sócio-ambientais na região de Campinas.

Os lançamentos de novos produtos são uma constante no portfólio da empresa, que está apresentando para o setor de lubrificantes, aditivos de extrema pressão com alto teor de enxofre. Esses insumos garantem benefícios como performance elevada e uso econômico de material. Como parte das reestruturações futuras, está prevista a construção de um novo galpão para produtos acabados, voltado para a mehoria na logística e segurança interna, com investimento em torno de 1,8 milhão reais.

Com determinação e talento no DNA para uma constante renovação, a Miracema prepara-se para continuar surpreendendo o mercado por muitas outras décadas.

 

Copyright © Sellcomm Editora - Todos os direitos reservados
Receba nossa Newsletter
enviar