27/09/2013
Química Anastácio faz aniversário e comemora seus 72 anos de experiência
Com o vigor de um adolescente no campo da distribuição de produtos
Lubgrax

Em 2013, a Química Anastácio comemora 72 anos de existência, tendo iniciado suas atividades em São Paulo, no ano de 1941, com a produção de glicerina animal. Posteriormente, em 1950, complementou sua linha com a fabricação de ácidos esteáricos e ácidos oleicos, derivados de sebo bovino.

O portfólio foi ampliado em 1997, com o investimento em tecnologia e equipamentos para produção de derivados de óleos vegetais, como ácidos graxos e glicerina vegetal, o que fez com que a empresa atingisse uma posição de destaque nestes mercados.

Foi em 2001 que a Anastácio passou a distribuir produtos químicos firmando parcerias nacionais e internacionais com empresas em destaque no mercado, oferecendo uma linha completa de produtos para o segmento de Cuidados Pessoais, Processos Industriais e Alimentos.

“Temos a experiência e histórico de conquistas de uma empresa de 72 anos e, ao mesmo tempo o vigor e o gás de um adolescente, que é o tempo aproximado em que estamos no mercado de distribuição, em torno de 13 anos”, comentou o Presidente da Química Anastácio, Jan Felix Krueder.

Atualmente, o portfólio é composto por 400 produtos, sendo a maioria importada e originária de 34 países. O volume anual já atinge o patamar de 100 mil toneladas. Em números, há 25% de nacionais e 75%, importados.

A indústria de lubrificantes representa 5% do faturamento total da empresa, número abaixo do ideal, considerando o potencial do mercado, o que fez com que a empresa passasse a dar um foco maior neste segmento, por meio da introdução de novos produtos e do estabelecimento de novas parcerias e logísticas.

Segundo Krueder, os investimentos já estão sendo feitos no setor.  ‘’Estamos projetando crescimento superior a 50% das nossas vendas para o mercado de lubrificantes”, conta. Os principais produtos desse mercado são o Dietilenoglicol, Monoetilenoglicol, Dietanolamina, Monoetanolamina, Nonil Fenol Etoxilado (diferentes grades), Óleos Minerais e Vegetais, Ácidos Graxos e Sulfonatos de sódio.

A idéia de se tornar uma distribuidora nasceu após a análise de qualidade e competitividade de fabricantes de vários países, onde se pôde verificar vantagens de trabalho em conjunto com empresas especializadas em determinados produtos, com boa integração na cadeia de insumos básicos.

Ao todo, a empresa possui três centros de distribuição e dois armazéns, o que totaliza uma área coberta de 30.000m², com capacidade de 2.900m³ para armazenagem à granel, contando com 270 colaboradores. Dessa forma, a Química Anastácio trabalha com uma política de estoques elevados, atendendo aos clientes com um regime Just in Time em toda linha. Na grande São Paulo, o prazo é de 24 horas, com frota terceirizada, e veículos utilitários para pequenas entregas.

O Just in Time conta com uma equipe de planejadores que monitora semanalmente a movimentação e os estoques reguladores de cada item existente da linha, seguindo os critérios de previsão do consumo dos clientes dentro de um período de seis meses.

A Química Anastácio oferece uma Linha de Envase de Químicos, que pode ser considerada como uma das mais modernas do mercado. São salas limpas dentro de um espaço climatizado e projetado especialmente para evitar qualquer tipo de contaminação. Faz parte da prestação de serviço aos clientes também no segmento de lubrificantes, para fracionamento de cargas granel.

A gestora do segmento de Lubrificantes da Química Anastácio, Simone Argentati Ferreira, diz que os investimentos no setor estão cada vez maiores pela ciência que a empresa tem da importância desses produtos. “Nós estamos cada vez mais aumentando o nosso portfólio, desenvolvendo produtos novos, com uma equipe de executivos e equipe técnica também para conseguirmos chegar aonde pretendemos, que é no crescimento superior á 50% no segmento de lubrificantes”, afirma.

Apesar da alta do dólar nos últimos meses, que chegou a R$2,40 no final de setembro, a empresa conseguiu manter seu volume relativamente imune a esses momentos cambiais, ao oferecer aos clientes produtos competitivos com um serviço diferenciado.

A meta ainda para 2013 é replicar o mesmo crescimento médio de 20% que a Anastácio conseguiu obter nos últimos três anos. “Vamos seguir ampliando ano a ano a nossa infraestrutura de armazenagem e logística, e manter o nosso ritmo de lançamentos com pelo menos cinco novos produtos por mês”, garante o presidente.

A Química Anastácio comemorou seu aniversário com uma celebração voltada para os colaboradores, reforçando os valores da empresa e a motivação da equipe.

Copyright © Sellcomm Editora - Todos os direitos reservados
Receba nossa Newsletter
enviar