03/03/2016
Mercado de lubrificantes acabados na China
Oportunidades e desafios
Admin

A desaceleração e reorientação da economia chinesa têm implicações significativas para o mercado de lubrificantes na China, bem como para o mercado global em geral (China é o segundo maior mercado de lubrificantes acabado do mundo). Os esforços para melhorar a qualidade do ar na China vão acelerar o uso de lubrificantes de alto desempenho, enquanto o crescimento da demanda em outros segmentos vai diminuir.

Em 2014, o consumo de lubrificantes comerciais na China caiu mais de 3% devido ao fraco desempenho do segmento industrial. Estimamos uma recuperação lenta durante 2015 e, possivelmente, 2016, apesar dos esforços do governo chinês em criar políticas para estimular a economia; apesar disso, na nossa visão, o consumo no segmento comercial só deverá voltar a crescer (ligeiramente) a partir de 2017.

 

Por outro lado, o consumo de lubrificantes automotivos de consumo na China deverá continuar crescendo até 2019, ainda beneficiado pelo crescimento da frota de veículos automotores. Atualmente, a demanda no segmento de consumo é dividida entre óleos de motor para automóveis de passageiros e 2T/4T, assim como uma pequena parcela de outros lubrificantes, incluindo ATF, óleo para engrenagens e graxas.  Influenciada pela queda na velocidade do crescimento da frota de motocicletas, a demanda por óleo de motor 2T/4T deverá apresentar pequeno declínio nos próximos cinco anos.

Os óleos sintéticos na China cresceram mais de 10% por ano desde 2013. Os  preços mais altos desses produtos (relativamente aos minerais) fazem com que os óleos sintéticos sejam atualmente pouco atraentes para os usuários finais de veículos comerciais (HDMO). Esta situação perdurará no país durante os próximos anos. No entanto, o segmento de consumo favorece intervalos de troca de óleo mais longos, e o uso de sintéticos e semissintéticos se tornará cada vez mais popular no segmento ao longo dos próximos cinco anos.

Por outro lado, a concorrência entre os principais fornecedores de lubrificantes tem aumentado nos últimos anos, conforme empresas multinacionais prestam mais atenção ao mercado chinês. Se antes os principais fornecedores nacionais e multinacionais estavam concentrados em diferentes setores do mercado, agora a concorrencia está muito mais granularizada, “todos” incluem/tem estratégias para todos os segmentos de mercado e categorias de produtos.

Assim como na economia, o mercado de lubrificantes na China passará por uma importante reorientação – de  “volume” para “valor”, e o desafio dos players será capturar esse valor evitando uma descontrolada deterioração dos preços dos sintéticos.

Uma análise completa de desafios e oportunidade sobre o  mercado de Lubrificantes acabados na China está disponível no nosso relatório Opportunities in Lubricants: China Market Analysis

 

Copyright © Sellcomm Editora - Todos os direitos reservados
Receba nossa Newsletter
enviar