14/03/2016
Sua empresa apresenta dificuldades para atingir os resultados e reter talentos?

“Conheça o Quality Management Coaching, modelo de desenvolvimento organizacional que une técnicas de Coaching ao sistema de gestão da qualidade.”

Sua empresa apresenta dificuldades para atingir os resultados e reter talentos?

“Conheça o Quality Management Coaching, modelo de desenvolvimento organizacional que une técnicas de Coaching ao sistema de gestão da qualidade.”

Ao longo de mais de quinze anos de experiência enquanto Master Coach e consultora de recursos humanos, desenvolvi um modelo de desenvolvimento organizacional, denominado Quality Management Coaching, validado em parceria com as áreas de Gestão de Pessoas e Gestão da Qualidade de organizações dos mais variados portes.

No desenvolvimento de projetos de gestão de pessoas, venho acumulando uma lista de assuntos que surgem com frequência em reuniões de levantamento de expectativas com os clientes. Dessa lista, podem-se destacar dois itens principais: ser referência em termos de resultados (objetivos atingidos) e reter talentos.

Para a obtenção desses resultados tão desejados, é de extrema importância que as empresas tenham a missão organizacional elaborada com excelência, bem como um aculturamento eficaz frente aos seus clientes internos e externos, tendo em vista que a missão resume sua própria razão de existir e é ela que dá o tom da estratégia a ser executada. Além disso, sendo a empresa constituída por pessoas, se faz necessário que essas tenham clareza do papel que devem desempenhar, de forma que este esteja alinhado com a estratégia organizacional.

Atualmente é grande o número de empresas que apresentam dificuldades desde a definição até o aculturamento da missão, visão, valores e estratégia. Elas também enfrentam problemas para manter os colaboradores engajados no sistema de gestão da qualidade, cuja filosofia traz elementos para a compreensão de vantagens competitivas e implica em mudança de percepção sobre conhecimentos, habilidades e atitudes. Foi identificada aí uma oportunidade de solucionar esses gaps através de processos de Coaching, que visam revelar o máximo do potencial humano através de técnicas de autoconhecimento, gerando segurança na tomada de decisão. Também auxiliam na definição e atingimento de metas pessoais e profissionais, que alinhadas, impulsionarão os resultados do negócio.

Por isso, é imprescindível que os colaboradores se conscientizem a respeito dos objetivos da empresa e seu papel na estrutura organizacional, pois só assim será possível garantir um ambiente produtivo, resultado de maior grau de engajamento, dada à percepção de valor dos profissionais em relação aos respectivos cargos.

O Quality Management Coaching baseia-se no desdobramento da cultura e estratégia organizacionais, para conscientizar os colaboradores sobre seus verdadeiros papéis, o que é esperado de cada um deles, a importância da complementariedade entre os pares, para assim, ir de encontro às competências essenciais do cargo e consequentemente gerar competências diferenciadoras para a empresa frente ao mercado.

O engajamento fruto da aliança entre o Coaching e o gerenciamento da qualidade, propicia um ciclo de melhoria contínua, assegurando que as empresas retenham e atraiam talentos. O senso de pertencimento dos colaboradores para com a empresa cria atalhos no alcance dos resultados almejados.

Elisângela Lima
Email: elisangela.lima@limafavaro.com.br
Site: http://limafavaro.com.br
 

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